(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

HISTÓRICO HOSPITAL SÃO RAFAEL

 

    O Hospital São Rafael Ltda., foi fundado em 15 de Julho de 1975, pela família do agropecuarista baiano Rafael almeida Ribeiro, foi construído pelo o engenheiro Carlos Sosthenes e teve sua diretoria inicial aos doutores Humberto Cezafar, Fernando Rui, filhos da família Almeida e o Dr. Itamar Guará como diretor clínico até seus assassinato.

     O filho mais novo, o médico Manoel Almeida Ribeiro Neto é o único remanescente sócio do Hospital São Rafael, que atualmente possui vários sócios.

        Desde 1995, o Hospital São Rafael vem sofrendo alterações e obtendo um crescimento sustentável, com sua nova administração e corpo clínico mantido à imagem de um hospital familiar, porém bastante diversificado no seu atendimento aos usuários em média e alta complexidade.  Destaca-se atualmente em medicina de ponta nas especialidades de cirurgias vídeo laparoscópicas, artroscópicas, cardiológicas, hemodinâmicas, e cirurgias e tratamentos oncológicos, alemãs das especialidades básicas em UTI Neonatal, Pediátrica, Adulto, mantendo todos os requisitos com multiprofissionais de apoio e paramédicos.

      Em Julho de 2006, foi implantado nesta empresa em parceria com o governo do Estado do Maranhão o Serviço de Oncologia, a primeira e única unidade de alta complexidade da nossa região (UNACON),  através do Sistema Único de Saúde (SUS).

          Em Junho de 2012, foi realizado no Hospital São Rafael a primeira cirurgia cardíaca do interior do Maranhão, procedimento este até então, somente realizado na nossa capital São Luís.

           Em Novembro de 2017, foi inaugurado a Unidade de Oncologia Pediátrica resultado de um convênio entre o Governo do Estado e o Hospital Rafael, com capacidade de atender 43 municípios.

            Hoje, o Hospital São Rafael está sob a direção dos doutores Edison Donizete Calixto Nunes, João Peixoto Filho, José Carlos Figueiredo Fernandes e Ricardo Abrahão Barhum, com alto grau de conhecimento e satisfação pelo público.