(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

   (99) 2101-3962 / Agendamentos

Cinco coisas que todo mundo precisa saber sobre a dermatologia

Cinco coisas que todo mundo precisa saber sobre a dermatologia

 Tudo o que você precisa saber sobre dermato.

Ascom, Marcelo Nunes. 

No dia 5 de fevereiro, é comemorado o dia nacional do Médico Dermatologista. A data tem como objetivo celebrar a criação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que foi fundada no dia 4 de fevereiro de 1912, por  um grupo de 18 médicos idealistas, tendo seu estatuto registrado no dia seguinte. Em virtude da data, o Hospital São Rafael junto com as Dermatologistas Rosana Leão, Marcella La-Roque e Luciane Mota pontuam cinco coisa que todo mundo precisa saber sobre a área. 

 

(Imagem: Ascom, dia 5 de fevereiro dia do Médico Dermatologista)

(Imagem: Ascom, dia 5 de fevereiro dia do Médico Dermatologista)

  • O QUE É DERMATOLOGIA?

Dermatologia é uma especialidade médica onde o médico, Dermatologista, trata do maior órgão do corpo humano que é a “pele”. Além da pele, cuida também das unhas, cabelos e mucosas.

 

  • O QUE UM MÉDICO DERMATOLOGISTA FAZ? 

Quando se fala em Dermatologia, é normal que boa parte da população acredite que esse especialista cuida apenas da estética. Nada disso! Esse médico é o responsável por diagnosticar, tratar e prevenir mais de 3 mil doenças que podem se manifestar nos locais que já mencionamos acima (pele, unha, cabelo e mucosas). Desde as mais simples, até os cânceres de pele. Mas também trabalha amplamente no campo da estética. Sempre priorizando a saúde.

 

  • QUAIS SÃO AS DOENÇAS MAIS COMUNS NOS CONSULTÓRIOS DO DERMATOLOGISTA? 

Micoses, acne, alergias, vitiligo, queda de cabelo, manchas ou sinais suspeitos, estrias e prevenção de rugas. Essas são apenas exemplos das principais, dentre as inúmeras doenças abordadas pela Dermatologia.

 

  • QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS REALIZADOS PELO MÉDICO DERMATOLOGISTA? 

O dermatologista pode realizar qualquer tipo de procedimento na pele que não seja proibido por lei aqui no Brasil. Mas, normalmente, o médico dermatologista realiza àqueles procedimentos mais invasivos e que requer mais qualificação como: botox, preenchimentos, inúmeros tipos de laser, peelings, entre outros. E delega àqueles procedimentos mais simples para um profissional de nível técnico sob supervisão do médico. Então, nunca acredite em promessas milagrosas, pois um bom Dermatologista jamais deixará de dizer a verdade sobre o seu diagnóstico e, inclusive, sempre alertará sobre os riscos e os reais resultados que poderão ser alcançados em cada procedimento.

 

  • COISAS IMPORTANTES PARA IR À CONSULTA COM UM DERMATOLOGISTA?

Comparecer sem maquiagem, de preferência sem esmalte (ainda mais se a queixa for nas unhas), não vá com cabelos molhados e use uma roupa fácil de despir (fácil de tirar). Além disso, leve todos os exames relacionados à pele como: resultados de biópsias (mesmo as antigas), exames laboratoriais recentes e o nome das medicações em uso ou que usou recentemente. É comum os pacientes dermatológicos terem inúmeras queixas, levando inclusive “lista de problemas” e querendo resolver tudo ao mesmo tempo e em uma consulta só. Mas é preciso calma e avaliar as prioridades. Outro ponto importante é não usar medicação por conta própria. Evite se automedicar até a data da consulta, pois isso pode alterar ou mascarar a aparência da lesão e dificultar o diagnóstico na hora da avaliação.

 

O Hospital São Rafael dispões de profissionais Médicos Dermatologistas, que oferecem diferentes especialidades aos seus pacientes. Também, o HSR felicita todos os seus colaboradores dermatologistas pela data e pelo o trabalho que estão realizando na Unidade. O HSR tem o objetivo de oferecer  que há de melhor aos nossos pacientes, e os Dermatologistas da Instituição compartilham da mesma ideologia. Parabéns aos Médicos Dermatologistas. 


Sem comentários

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *