(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

   (99) 2101-3962 / Agendamentos

Conheça as campanhas de saúde do mês de setembro

Conheça as campanhas de saúde do mês de setembro

Seja você um apoiador das lutas dessas populações

Ascom, Marcelo Nunes.

O mês de setembro é marcado por várias campanhas relacionadas à área da saúde. Pensando na importância de todas, vamos falar sobre cada uma delas, quais suas cores e o que cada uma representa. O Hospital São Rafael sabe da relevância dessas ações e da dimensão que cada causa na vida da população direcionada, por isso, nossa Unidade sempre apoia toda e qualquer atividade que proporcione visibilidade a problemas relacionados à saúde. 

Antes é importante saber que a criação das cores para cada mês do ano tem o objetivo de alertar sobre certas doenças e divulgar os esforços de diversas pessoas contra elas. Deste modo, os laços de fitas coloridos são usados como forma de conscientizar e chamar a atenção da população para as medidas de prevenção e combate às patologias, além de simbolizar cooperação e confraternização entre os cidadãos. Pensando nisso, selecionamos as três campanhas de setembro, que são:

(Imagem; Ascom. Conheça as campanhas do mês de setembro)

(Imagem; Ascom. Conheça as campanhas do mês de setembro)

 

Setembro Amarelo:

Durante todo ano é importante falar sobre cuidados emocionais, em 2020 o tema foi reforçado em virtude de tudo que estamos passando. Contudo, setembro é o mês voltado para se falar sobre “Mental health” mais conhecido no Brasil como “Saúde Mental”. O nono mês do ano é direcionado ao “Setembro Amarelo”, campanha brasileira de prevenção ao suicídio, criada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o dia mundial de prevenção do suicídio. Durante o mês da campanha, costuma-se iluminar locais públicos com a cor amarela.

Mas por que a cor amarela? Em 1994, um jovem de 17 anos chamado Mike Emme, que morava com os seus pais em Westminster, cidade no Colorado, nos Estados Unidos, se matou dentro de seu Ford Mustang Amarelo 1968. O adolescente cometeu suicídio por não saber pedir ajuda. No dia de sua morte ele deixou um recado pedindo para que seus pais não se culpassem pelo o que ele havia feito. Depois de sua morte foi descoberto que Mike tinha sinais de depressão e não estava sabendo lidar com um término de um namoro. Por isso, durante o enterro, os pais Dale e Darlene Emme distribuíram cartões com fitas amarelas para todos os que estavam presentes. No cartão estava escrito a frase “se você está pensando em suicídio, entregue este cartão a alguém e peça ajuda!”.

 

Setembro Dourado:

O setembro dourado é um movimento nacional que tem como objetivo conscientizar a população,  profissionais da saúde, pais, educadores e a sociedade em geral. As ações da campanha são marcadas pelo o combate contra o câncer infantojuvenil, com a ideia de ampliar o debate sobre o assunto e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença, que aumenta as chances de cura em até 70%. Além disso, quando diagnosticada em fase inicial, é possível um tratamento menos agressivo, preservando a qualidade de vida do paciente.

A cor dourada foi escolhida para representar a campanha, porque as atividades realizadas pelos o profissionais articuladores da mesma,  tinha como objetivo reivindicar os devidos investimentos na assistência a esses pacientes que “valem ouro”, por isso o dourado foi à cor escolhida.

 

Setembro Verde:

O nono mês do ano também é marcado pela conscientização de três campanhas, que são:  doação de órgãos, prevenção e combate ao câncer de intestino, e também pela a luta da pessoa com deficiência. As campanhas são ações promovidas pelo Ministério da Saúde (MS), Instituto Nacional do Câncer (INCA). Também,  pelas as Sociedades Catarinense de Coloproctologia – SCCP,  Sociedade Catarinense de Gastroenterologia – SCG, e pela a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual SC – SOBED-SC, também por  movimentos sociais. As atividades realizadas em setembro tem como objetivo alertar as pessoas sobre a necessidade da prevenção desse tipo câncer,  que atualmente já é considerado o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

 

Também reforçar e incentivar a doação de órgão para quem precisa, visto que milhares de pessoas morrem na fila de espera em busca de um transplante de órgão. Com a iniciativa da campanha tem aumentado os dados de cirurgias e a diminuição gradativa na fila de espera. 

A campanha da Luta da Pessoa com Deficiência a tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social de todos.

 

A cor verde foi escolhida em virtude da simbologia de prevenção e do alerta que a mesma carrega. As campanhas do Setembro Verde no Brasil convidam a sociedade a refletir sobre os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. 

 

O Hospital São Rafael tem como objetivo oferecer aos seus pacientes cuidados mais humanizados, em virtude disso, apoia todas as campanhas sobre saúde, pois sabe da importância que cada têm para as conquista de direitos para a população direcionada. Nossa Unidade está sempre de portas abertas para atender todas as pessoas que precisarem de atendimento médico. 

 


Sem comentários

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *