(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

   (99) 2101-3962 / Agendamentos

Conheça seis especialidades do farmacêutico em Imperatriz

Conheça seis especialidades do farmacêutico em Imperatriz

O amplo campo da farmacologia

Ascom, Marcelo Nunes

No dia 20 de janeiro é comemorado o dia nacional do farmacêutico. No Brasil a profissão surgiu no período colonial, na época esses profissionais eram conhecidos como boticários e tinham como função a preparação e armazenamento de medicamentos, além de um conhecimento prévio sobre patologias. A partir de 1777 na França, Luís XV determina a substituição da nomeação “boticário” para “farmacêutico”. 

 

(Imagem: Ascom, divulagação)

 

A nomenclatura “farmácia”  vem do latim medieval “pharmacia”, que vem do grego “pharmakeia”, que significava “uso de drogas e medicamentos”, em meados do século XIX, seu uso designava estabelecimento onde se vendem remédios. O pharmakeus (farmacêutico), tinha como uma das suas atividades  o preparo de medicações a base de veneno, droga, filtro ou até encantamento. 

 

Com a  modernidade e as novas tecnologias as funções e a área de atuação de desses profissionais se atualizam, passando a se dividir em atividades específicas para cada área da saúde. De forma mais ampla, o farmacêutico atua em três modalidades básicas que são; fármacos e medicamentos, análises clínicas e toxicológicas, também alimentos. Pensando nisso, o Hospital São Rafael pontua cinco especialidades dos farmacêuticos no Brasil.

Conheças as especialidades mais comuns destes profissionais em Imperatriz.

 

Farmacêutico Docente:

É o profissional que atua no campo da formação de outros profissionais, seja para o nível técnico ou para o superior.  Hoje está cada vez mais comum acadêmicos de farmácia ingressarem em carreira acadêmica, visto que as possibilidades de atualização de conhecimentos são maiores, esta área é despertada desde o início do curso de farmácia, quando o aluno tem contato com grupo de pesquisas. Conhecidos também como pesquisadores, eles são responsáveis por inúmeras descobertas que proporcionam à população medicamentos mais eficientes.

 

Farmacêutico Clínico:

Farmácia clínica é voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, na qual os farmacêuticos auxiliam no cuidado ao paciente, oferecendo uma otimização no tratamento através da farmacoterapia, além de promover a saúde e bem-estar, e prevenir doenças.  Este profissional pode atuar em hospitais, ambulatório, clínicas entre outros ambientes do segmento.

 

Farmacêutico Esteta:

É uma especialidade que oferece a este profissional a oportunidade atuação no campo da estética. As atividades realizadas por esses farmacêuticos são respaldadas pela  Resolução 585, de 29 de agosto de 2013, do Conselho federal de Farmácia (CFF). A área de atuação pode ser em clínicas própria particular ou em consultórios, spas e outros centros voltados para o campo da beleza e saúde.  Na cidade de Imperatriz, há cinco profissionais registrados no Conselho Regional de Farmácia, também há duas clínicas do segmento em atividade.

 

Farmacêutico Hospitalar:

O farmacêutico hospitalar é o responsável pelas atividades da farmácia de em unidades de saúde. Este profissional tem um papel muito importante, visto que trabalha em conjunto com um equipe multidisciplinar, para que todos que necessitem de medicação tenha acesso ao medicamento correto. Além, de ser responsável por todo o armazenamento, controle de estoque, compra e distribuição dos produtos no hospital. Em alguns centros de saúde, se houver a  há a necessidade de manipulação de medicamentos, o farmacêutico é o responsável, visto que o mesmo possui os ensinamentos da farmacotécnica.

 

Farmacêutico Oncológico:

A especialidade em farmácia oncológica exige que o profissional tenha um perfil multidisciplinar, com conhecimentos básicos de administração e habilidade para coordenação e liderança. É imprescindível possuir competência em  farmácia clínica e programas de atenção farmacêutica. A carreira farmacêutica especializada em oncologia é bastante valorizada no mercado e permite ao profissional atuar em hospitais filantrópicos, públicos e privados. As possibilidades de atuação para este profissional são hospitais públicos, privados e filantrópicos,  além de clínicas da área.

 

Farmacêutico em análises clínicas – bioquímicos: 

O farmacêutico-bioquímico, é um profissional versátil, devido a sua área de atuação que é laboratório em análises clínicas. Este farmacêutico pode atuar na realização de exames toxicológicos, laboratoriais, gerenciamento de laboratórios. além de prestar serviços em assessoria de análises clínicas, pesquisa e extensão, garantia e controle de qualidade dos laboratórios de análises clínicas e docência.

 

Farmacêutico Generalista:

Este profissional atua em estabelecimentos comerciais no qual se vendem exclusivamente medicamentos, seja de receituário, seja por medicamentos isentos de prescrição (OTC). O farmacêutico que escolhe essa área para atuar, possui inúmeras oportunidades de trabalho na cidade, visto que segundo dados da Associação Comercial de Imperatriz (ACI), o setor farmacêutico cresceu 60%, desde 2017 até o ano passado. 

 

Esta profissão requer muito conhecimento em todas as 135 especialidades da área. O Hospital São Rafael sabe da importância desse profissional para a Unidade e para o setor da saúde, por esse motivo, felicita a todos os farmacêuticos em especial os colaboradores da Unidade, Lucélia Batista, Coordenadora da Farmácia, Larissa Alencar, Farmacêutica Assistência e Orlene Sousa, Farmacêutica Assistência, agradecemos a vocês pelos bons serviços prestados ao HSR. 

.


Sem comentários

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *