(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

 Patologia cresce entre criança de até 10 anos.

Ascom, Marcelo Nunes

O dia nacional de prevenção da obesidade é comemorado no dia 11 de outubro. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre os risco e cuidados, também unir esforços para comunicar de forma intensa o impacto da obesidade na vida das pessoas, no sistema de saúde e na economia. Segundo dados da Pastoral da Criança no Maranhão 3% da população infantil é diagnosticadas com obesidade e 7% estão com sobrepeso. 

 

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. 

 

No Maranhão a patologia é superior aos índices de desnutrição na população infantil. Segundo os dados divulgados pela  Pastoral da Criança no mês de julho, crianças de até 10 anos estão sendo afetadas com a obesidade. A preocupação com a patologia é que  além de reduzir a qualidade de vida, ela pode predispor doenças como; diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até mesmo o câncer.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Visto que a doença tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo.  Nos últimos anos, a população estão sendo diagnosticada cada vez mais cedo, antes era mais comum o diagnóstico entre 40 a 50 anos de idade, isso acarreta problemas maiores a longo prazo na vida social desta população. 

 

Prevenção:

É importante pontuar que o diagnóstico só é possível por consulta médica, a visita periódica a centros de saúde pode evitar a doença. O tratamento é feito por meio de modificações nos hábitos alimentares receitado pelo nutricionista, que visa melhorar a dieta e os hábitos de condicionamento físico de todo o grupo familiar, pois a obesidade também pode se agravar por fatores emocionais, assim  é uma das melhores maneiras de ajudar a criança a conseguir um peso saudável. 


Sem comentários

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *