(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

Dia nacional do idoso

Dia nacional do idoso

Sabedoria e qualidade

Ascom, Marcelo Nunes

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente no Brasil em 1 de outubro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Maranhão esta população está crescendo, são quase 235 mil idosos no Estado. Apesar de os idosos serem o grupo com menor participação no mercado, este percentual vem aumentando, passando de 5,9% em 2012 para 7,2%  em 2018. São 7,5 milhões de idosos ativos no mercado de trabalho. Em virtude disso, o Hospital São Rafael homenageia os colaboradores com mais de 60 de anos de idade ativos na Unidade.

Um deles é a Auxiliar de Serviços Gerais do Hospital São Rafael, Benedita Custódia de 62 anos. A Sra. Bené, como é conhecida na Unidade entrou no HSR em 1990, foi o seu primeiro emprego registrado, desde então passou a ser membro no corpo de colaboradores. “Sou ativa no meu emprego por mim e por minha família, eles têm orgulho de mim, sou mulher, sou idosa, sou guerreira, faço tudo por eles” disse – Bené, mãe de três filhos

(Imagem: ascom – Auxiliar de Serviços Gerais do Hospital São Rafael, Benedita Custódia de 62 anos)

 

A Unidade com seus 44 anos, é um lugar com muitas histórias, tanto com a sociedade Imperatrizense, quanto com os seus colaboradores. Alguns destes colaboradores, acompanharam a trajetória do HSR em Imperatriz, estando no quadro de empregados desde do “Hospital dos Acidentados” como o São Rafael era conhecido nas passadas décadas. 

Josineide Santos, 62 anos, Enfermeira Líder do Centro Cirúrgico do Hospital São Rafael. Colaboradora da Unidade há 30 anos, iniciou as atividades como auxiliar de enfermagem, passou a ser técnica, após sua formação na Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma) como enfermeira, passou a ser enfermeira do HSR. Jô, como é mais conhecida no Hospital, sempre esteve vinculada ao centro cirúrgico, posteriormente a isso, tornou-se enfermeira líder, para ela a idade não é um motivo de exclusão social, é a oportunidade da sociedade mostrar empatia para com quem contribuiu muito para que hoje todos tenham algum tipo de direito. 

(Imagem: ascom – Josineide Santos, 62 anos, Enfermeira Líder do Centro Cirúrgico do Hospital São Rafael)

 

Essa data não é só para celebrar histórias e para expressar a sociedade que pessoas idosas são habilitadas a realizarem atividades no mercado de trabalho, é  também para mostrar que pessoas idosas tanto podem trabalhar quanto podem passar seus conhecimentos aos mais jovens que ingressam agora nesse ambiente.

Para o Administrador do Hospital São Rafael, Raymundo Machado de 65 anos, ativo no mercado de trabalha há 51 anos, “o Hospital São Rafael não difere ninguém por sua idade, na Unidade o profissionalismo que é  levado em consideração”. O Administrador faz parte dos colaboradores do São Rafael há quase um ano, desde então participa ativamente das mudanças que a Instituição vem realizando. “o que é importante ser pontuado é há um diferença entre pessoa idosa e pessoa velha, eu sou idoso, estou completamente apto para realizar minhas funções com excelência” disse – Machado

(Imagem: ascom – Administrador Hospitalar Raymundo Machado)

 

O Hospital São Rafael se orgulha de ter colaboradores da população idosa, visto que assim oferecemos a estes profissionais inserção no mercado, proporcionado também, um prolongamento em suas atividades. Além de contribuir para o seu bem-estar físico e mental.


Sem comentários

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *