(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

Farmácia

Farmácia

Qualidade e Segurança

Ascom, Marcelo Nunes

No dia 20 de janeiro comemoramos o dia nacional do farmacêutico, em virtude disso, o Hospital São Rafael, pontuou um texto sobre estes profissionais, na série de “Setores e Serviços”. No Brasil a profissão surgiu no período colonial, e os farmacêuticos  eram chamados de boticários, tinha como função preparar e armazenar os medicamentos, além de conhecer e curar doenças. Na Unidade este serviço é indispensável, visto que funciona 24h com as farmácias satélites, sendo coordenado pela farmácia central e com ponto físico também na oncologia, sem contar que  complementam as funções clínicas da Unidade, com armazenamento de medicamentos e dispensação. No São Rafael o serviço foi implementado desde a sua criação, hoje é liderado por a Farmacêutica Lucélia Batista e possui 23 colaboradores para a realização das atividades. 

(Imagem Assessoria, colaboradores da farmácia)

As práticas farmacêuticas de uma unidade básica de saúde tem como objetivo receber, armazenar e dispensar medicamentos, oferecendo uma assistência mais rápida nos atendimentos da Unidade. Também é dever deste serviço participar de comissões internas que visam melhorar as práticas hospitalares. 

Os profissionais desta área são  de extrema importância para o bom funcionamento de qualquer unidade de saúde. Visto que trabalham de forma integrada com outras diversas especialidades da área, como médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas entre outros. 

Para a Farmacêutica do Hospital São Rafael, Lucélia Batista os serviços realizados por a farmácia são essenciais, visto que por lei é obrigatório todas unidades de saúde dispor deste setor. Também, pontua que as obrigações da farmácia na Unidade é facilitar as práticas hospitalares, visto que  dispõe de medicamentos bem armazenados, catalogados que proporcionem ao profissional segurança no que está oferecendo ao paciente. 

(Imagem Ascom, Coordenadora Farmacêutica do Hospital São Rafael, Lucélia Batista)

 

O Hospital São Rafael parabenizar todos os profissionais farmacêuticos, que oferecem mais do que conhecimento científico para a criação de novos medicamentos, contribuem para a o crescimento da saúde do nosso país. Nosso parabéns especial aos colaboradores farmacêuticos da Unidade.


Sem comentários

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *