(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

   (99) 2101-3962 / Agendamentos

Nota de Esclarecimento

Nota de Esclarecimento

O Hospital São Rafael vem a público esclarecer informações noticiadas de forma equivocadas sobre a paciente oncológica Maria Meire Gomes Lima, de 53 anos. Antes de tudo, o São Rafael lamenta pelo óbito, toda a equipe da nossa Unidade Oncológica Adulta se solidariza aos familiares e amigos. Nossa Instituição tem como objetivo prestar atendimento de qualidade a todos os nossos pacientes de forma humanizada. 

 

No dia (02) de junho de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde autorizou a entrada da Sra. Maria Meire, para a realização de atendimentos ambulatoriais (triagem). No dia (05) do mesmo mês a paciente retornou Instituição dando entrada pelo o pronto atendimento com o seguinte diagnóstico: câncer uterino, dor abdominal difusa, dorsalgia e edema em antecedentes. Dona Maria ficou internada por cinco dias, a mesma apresentava sintomas de Covid-19, então, a equipe de enfermagem realizou o teste rápido no dia (09) testando positivo para a o vírus. No mesmo dia, o São Rafael solicitou a transferência da paciente via samu para o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, referência SUS Covid-19.

 

Em (21) de julho, às 18h56min, a Dona  Maria Meire retorna ao Hospital São Rafael com o seguinte diagnóstico: câncer de colo de útero, pneumonia por Covid-19 + sars (tr reagente 09/060) hipertensão, diabetes, ansiedade e  trombose venosa, segundo as informações do prontuário da paciente fornecido pelo o Hospital Macrorregional.  Às 18h57min, a paciente foi atendida e internada no São Rafael. Durante sete dias a paciente apresentou complicações em seu quadro de saúde, com evoluções diárias em seu prontuário. 

 

Entre os dias (25 a 27) de julho, a paciente apresentava sonolência, desorientação e passou a respirar por ajuda de dois cateter nasal, além de ter dificuldade para se alimentar. Para a  a dieta da paciente foi necessário a tentativa de sonda nasoenteral (SNE),  mas sem sucesso, então o seu acompanhante não permitiu uma segunda tentativa. No dia (26) domingo, às 09h32min, o Médico Oncologista Clinico, Altieres de Arruda Rocha avaliou o quadro da paciente como grave por franca progressão maligna. Também, conversou  com os familiares sobre a realidade do quadro. Hoje, segunda-feira, dia (27) de julho às 07h40min, a paciente veio a óbito. O Médico Clínico Geral, Leonardo de Campos Castro foi chamado pela a equipe de enfermagem para informar a família sobre o ocorrido. 

 

O Hospital São Rafael lamenta mais uma vez a perda dos familiares e presta suas condolências aos mesmo e aos amigos. Além de se colocar à disposição de para qualquer esclarecimento sobre procedimentos realizados durante a permanência da Sra. Maria Meire Gomes Lima na Unidade. Contudo, ressaltamos que não é verdade as acusações feitas a Instituição sobre negligência médica e  atendimento desumanizado, visto que essa não é um prática dos profissionais do nosso Hospital, que tem como objetivo prestar serviços seguros, humanos e de boa qualidade a todos. 


Sem comentários

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *