(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

   (99) 2101-3962 / Agendamentos

O Hospital São Rafael Realiza Mensalmente Controle Microbiológico da Água da Unidade

O Hospital São Rafael Realiza Mensalmente Controle Microbiológico da Água da Unidade

Qualidade e segurança.

 Ascom, Marcelo Nunes.

O controle microbiológico da água do Hospital São Rafael é realizado mensalmente. O procedimento segue os parâmetros das Portarias de N.º 2914, e de N.º 518, do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O processo é fiscalizado pela Enfermeira Ana Arraes, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que visa assegurar que a água esteja livre de micro-organismos patogênicos, para reduzir e evitar a incidência de doenças infecciosas, tanto pelo consumo, quanto pelo uso da água para higiene pré-operatório das mãos. O São Rafael tem como objetivo oferecer o que há de melhor em segurança hospitalar para os nossos pacientes e empregados.

(Imagem: ascom. O Hospital São Rafael é referência em saúde no Estado)

(Imagem: ascom. O Hospital São Rafael é referência em saúde no Estado)

 

A realização do procedimento de controle microbiológico da água é obrigatória para empresas do setor hospitalar. Para manter um padrão seguro, a água utilizada na unidade hospitalar deve passar por testes rigorosos. O processo de coleta de água do São Rafael é executado por um laboratório especializado em ensaios e análises microbiológicas de água potável. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estas análises ajudam a prevenir o uso de água contaminada por microrganismos patógenos que não podem ser ingeridos ou entrar em contato com os pacientes.

 

 Para assegurar que a água esteja livre de micro-organismos patogênicos, a mesma é submetida a processos de desinfecção. A cloração é medida mensalmente, visando analisar a concentração de resíduos microbiológicos, com objetivo de destruir ou inativar os microrganismos. Desse modo, por meio das ações descritas, a água  distribuída no São Rafael  é controlado mensalmente. 

 

A Enfermeira Ana Arraes, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar  é a responsável na Unidade por fiscalizar e receber os laudos, também de sugerir correções à empresa que realiza a manutenção do controle de água. Segundo Ana Arraes, o controle da água é muito importante visto a mesma é utilizada em banho dos pacientes, lavagem de enxoval, higiene de utensílios utilizados para alimentação, higienização hospitalar e higiene simples das mãos. “Seria impossível e irresponsável não realizar o controle microbiológico, pois é ele que direciona como está à água que é  utilizada no São Rafael” – disse a Enfermeira.

 

O Hospital São Rafael sabe da importância legal de seguir todas as portarias do Ministério da Saúde (MS)  e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Visto que, o São Rafael tem como objetivo oferecer procedimentos seguros aos clientes e empregados da Unidade. Nossos Serviços de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) estão sempre realizando ações de promoção a segurança de todos. 


3 comentários

  1. Janaína Oliveira disse:

    Nossa que legal, imaginava que era sim realizado um procedimento de limpeza da água, porém ,não sabia como era feito e muito menos da periodicidade da mesma. Mais uma vez o São Rafael me surpreende positivamente.

  2. Pedro luca disse:

    Muito bom saber da responsabilidade sanitário do São Rafael.

  3. Maria Rita disse:

    Cuidados com água são essenciais mesmo quando se fala de saúde. O São Rafael está de parabéns por falar sobre seu processos de higienização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *