(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

   (99) 2101-3962 / Agendamentos

Ofurô terapia proporciona mais conforto e calma ao seu bebê

Ofurô terapia proporciona mais conforto e calma ao seu bebê

Humanização em práticas hospitalares. 

Ascom, Marcelo Nunes

O banho de “ofurô ou ofurô terapia” é o mais novo serviço do Hospital São Rafael. Tecnicamente é conhecido como fisioterapia aquática, tendo como objetivo oferecer  aos recém-nascidos ganho de peso, desenvolvimento neuro psicomotor afetivo, além de conforto e a sensação de está de volta ao útero de sua mãe. A hidroterapia é uma modalidade que tem sido utilizada por fisioterapeutas no contexto hospitalar como uma conduta de humanização da assistência. Para falar sobre convidamos a Coordenadora de Fisioterapia do São Rafael, Válddila Mota. 

(Foto: Ascom, Marina (RN), na sua segunda sessão de ofurô-terapia)

(Foto: Ascom, Marina (RN), na sua segunda sessão de ofurô-terapia)

 

O uso do ofurô na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) vai ao encontro do paradigma da atenção humanizada. Nesse contexto, o bebê e sua família são respeitados em suas características e individualidades. Para a mãe da recém nascida, Marina que já teve duas sessões de “ofurô terapia” os benefícios são enormes. “Já na primeira sessão a Marina ganhou peso, eu não sei se é por conta da técnica, mas como depois da fisioterapia aquática ela ficou mais calma, conseguiu mamar melhor e consequentemente ganhou peso. De fato, eu só vi coisas boas nesse novo recurso oferecido aos bebês da Unidade”- disse, a mãe. 

 

Para a Coordenadora de Fisioterapia do São Rafael, Válddila Mota, a fisioterapia aquática é essencial para os primeiros dias do recém-nascido, visto que torna o ambiente calmo e fornece a sensação de está de volta ao útero, além de reduzir a dor e o estresse do bebê, até ele se adaptar ao novo ambiente. O ofurô é realizado em baldes metálicos higienizados e específico para a ténica, junto com água aquecida, e sempre por um profissional fisioterapeuta. 

 

O Hospital São Rafael tem como objetivo oferecer serviços de qualidade a todos os pacientes da Unidade, sejam eles crianças, adultos ou idosos. Por isso, investimos em práticas humanizadas, nosso serviços, como obstetrícia e pediatria estão cada vez mais voltados para essa vertente. Nossas equipes estão sempre se capacitando para realizar as técnicas corretas e oferecer serviços diversos aos nossos clientes. 


Sem comentários

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *