(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

   (99) 2101-3962 / Agendamentos

Realizado a implementação da ficha de notificação de violência autoinfligida no HSR

Realizado a implementação da ficha de notificação de violência autoinfligida no HSR

Notificar é dever de todos

Ascom, Marcelo Nunes

O Comitê de Prevenção da Vida  e a Prevenção ao Suicídio, da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão (SESMA), realizou nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro, a implementação da ficha de notificação de violência autoinfligida no Hospital São Rafael. Ação faz parte do projeto do Governo do Estado que visa mapear os dados de suicídio e depressão no Estado, além de pautar temas como saúde emocional dentro das Unidades de saúde. A capacitação para o uso da ficha foi ministrado pela a Vice Presidente do Comitê, Marilene Lima.

(Foto; Ascom, colaboradores do HSR)

(Foto; Ascom, colaboradores do HSR)

 

Notificar é um dever de todos, com esse lema a ficha de notificação de violência autoinfligida, tem como objetivo trazer o debate sobre doenças emocionais e mentais para dentro dos centros de saúde. O projeto visa realizar o mapeamento estadual dos casos de depressão e suicídios no Maranhão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% dos casos de autocídio poderiam ser evitados se houvessem sidos notificados por profissionais da saúde. 

 

O Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Hospital São Rafael junto com a Secretaria de Saúde do Estado (SESMA), sabem da importância de promover eventos de capacitação para os profissionais da área, também da relevância da temática em questão. Decorrente a isso, as fichas de notificações já estão disponíveis para o uso a partir de hoje na Unidade, visto que os colaboradores já receberam o treinamento necessário para o preenchimento correto da mesma. 

 

Para a Vice Presidente do Comitê de  Prevenção da Vida e a Prevenção ao Suicídio, Marilene Lima, falar sobre o tema é muito importante para incentivar a população e aos profissionais da área. Além, de ajudar órgãos públicos a desenvolverem políticas públicas para o segmento. “A ficha tem o papel de oficializar os dados, assim iremos fornecer informações reais, respaldadas com dados para que o Governo realize medidas para um melhor tratamento dessa população.” Disse – Marilene Lima. 

 

A Unidade de Saúde Hospital São Rafael é  a favor de todas as campanhas e medidas que proporcionem bem-estar tanto para seus pacientes, quanto para os seus colaboradores. Em virtude disso, recebemos a visita do Comitê com suas representantes a Vice Presidente Marilene Lima, Keliane sousa e Franciele Lima da Câmara  técnica de publicidade.


Sem comentários

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *