(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

   (99) 2101-3962 / Agendamentos

Saúde Mental é a melhor forma para se manter otimista na pandemia

Saúde Mental é a melhor forma para se manter otimista na pandemia

É tempo de se cuidar para cuidar do próximo.

Ascom, Marcelo Nunes.

Não é surpresa pra ninguém que 2020 está sendo um ano difícil e, de uma forma geral, isso mexe muito com o emocional das pessoas. Ser pessimista neste momento não é uma boa escolha, contudo, temos que ser otimista consciente. Por isso, hoje, vamos falar sobre saúde mental, que neste momento estar bem consigo mesmo é essencial para que possamos lidar da melhor forma com todos estes acontecimentos. O Hospital São Rafael convidou a  Psicóloga Patricia Lima para falar sobre o tema.  

(Imagem: Ascom, Saúde mental é a melhor forma de passar pela quarentena.)

(Imagem: Ascom, Saúde mental é a melhor forma de passar pela quarentena.)

 

Segundo a  Psicóloga, Patricia Lima, é um fato que o Covid-19 mudou as formas de nos relacionarmos, também a forma que pensamos sobre saúde. Para ela, se manter saudável mentalmente deve ser prioridade, visto que nosso organismo reage via estímulos do cérebro. Também, pontua que ter uma visão otimista sobre o atual cenário, é importante,  visto que ver as coisas sob uma perspectiva positiva torna a resolução dos problemas mais fáceis. 

 

Através de uma pesquisa realizada por meio de enquete nas redes sociais do Hospital São Rafael foi perguntado aos seguidores da Unidade como eles se veem em 2020,  dando as opções; otimista e pessimista. Ao todo foram alcançado mil pessoas, contudo só 222 responderam, sendo 153 pessoas que marcaram a opção otimista, correspondendo a 69% dos dados, e 68 responderam que estão pessimistas, somando 31% das respostas geral. 

 

Para a psicóloga do São Rafael, é importante que a sociedade aja de forma otimista, isso faz bem para o indivíduo e, para as pessoas que estão ao seu redor, também para a população no geral. Contudo, a mesma ponta que é necessário ter cautela com a confiança em excesso, é preciso ter sentimentos bons, positividade mas usar sempre o bom senso, visto que a situação que estamos vivendo é preciso pensar no coletivo. “Desejar dias melhores será essencial para se manter bem de agora em diante, contudo ter empatia pelo os outros também será prioridade, aí que entra o bom senso, pois se trata em pensar o que eu posso fazer que não irá colocar outras pessoas em período”, – disse Patricia Lima.

 

O Hospital São Rafael sabe da importância de manter otimista em relação ao coronavírus, contudo ressalta que o otimismo deve andar lado a lado com as medidas seguras, visto que só seguindo elas, estaremos realizando ações positivas. Também, sabe que a saúde mental dos profissionais da saúde pode estar abalada, por isso nos solidarizamos com todos, nossa Unidade realiza todas as medidas de segurança junto com os serviços de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e de Infecção Hospitalar (SCHI), para oferecer mais bem-estar e segurança a nossa equipe. 

 

Pesquisas científicas nos ajudam a construir dados e caracterizar fatos. No atual cenário que estamos vivendo estes profissionais são essenciais para a narrativa histórica que será contada no futuro. Então, estou indicando esta pesquisa  que está no período inicial, vamos ajudar.


Sem comentários

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *