(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

   (99) 2101-3962 / Agendamentos

Semana Mundial do Aleitamento Materno- 2020

Semana Mundial do Aleitamento Materno- 2020

Nutrindo sonhos

Ascom, Marcelo Nunes. 

A semana mundial do aleitamento materno de 2020, iniciou no dia (01) de agosto, como o lema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”. As ações têm como objetivo incentivar a amamentação regular, além disso, o oitavo mês do ano, tem como símbolo a cor dourada, visto que faz inferência a cor do leite (colostro) que é amarelada, representado o valor nutricional. Este processo é muito importante para o crescimento da criança, por isso, a campanha faz a promoção do aleitamento, sendo incentivada no Brasil e no mundo. Em virtude da data convidamos o Médico Pediatra do hospital São Rafael, Edison Calixto para falar sobre o tema.

(Imagem: ascom, semana mundial do aleitamento materno)

 

Para muitas mulheres a gravidez é a realização de um sonho, mas o processo de pós-parto pode ser bem complicado para algumas puérperas. Visto que não são acostumadas com o processo de amamentação, por isso, o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) trabalham para promover a importância do leite da materno.O leite deve ser a fonte exclusiva de nutrientes para o bebê nos primeiros seis meses de vida, proporcionando diversos benefícios nutricionais aos pequenos e suas mães. 

 

O leite materno é essencial para o crescimento saudável do bebê, visto que o mesmo apresenta em sua formulação os seguintes componentes: proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas (A, B12, D, E, K e C), piridoxina, cálcio,fósforo, ferro, zinco, água, sódio, doro, potássio, folato, riboflavina e tiamina, além das prioridades imunológicas que não constam no leite artificial. Também, fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e a criança.

 

Segundo o Médico Pediatra Edson Calixto, o aleitamento materno é importante  para o crescimento de um criança saudável, visto que os nutrientes do leite produzido pela mães são mais eficientes em comparação ao industrializados, também proporciona barreiras imunológicas a criança e diminui os risco de obesidade, além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho. 

 

O Hospital São Rafael sabe da importância da campanha de aleitamento materno, por isso apoia toda e qualquer prática que esteja relacionada ao incentivo da mesma. A Unidade possui médicos pediatras e ginecologistas, que orientam os nossos clientes sobre a importância do processo de amamentação. O HSR tem como objetivo oferecer serviços mais humanos, seguros e de qualidade a todos os nossos pacientes.


Sem comentários

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *