(99) 2101-3900 / (99) 2101-3901

Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

 Garantindo a segurança dos pacientes

Ascom, Marcelo Nunes

O Hospital São Rafael é referência em saúde no Estado, em virtude disso, dispõe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) ativo na Unidade. No São Rafael o Serviço é realizado pela Enfermeira Ana Arraes, que realiza as funções de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sendo responsável por executar as atividades definidas pela Comissão de Controle de Infecção hospitalar (CCIH). O Serviço ainda desenvolve ações em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) visando prevenir ou reduzir a incidência ou a gravidade das infecções hospitalares.

(Foto: divulgação, Serviço de Controle Hospitalar)

 

O Serviço de Controle de Infecções Hospitalares (SCIH) desempenha papel fundamental para apoio às áreas assistenciais e administrativas da instituição de saúde. Algumas das atividades exercidas são: Acompanhamento na padronização de produtos hospitalares, vigilância epidemiológica dos pacientes, acompanhamento da profilaxia cirúrgica baseado no protocolo instituído do (SCIH), realização de campanha de higienização das mãos como exigência legal, acompanhamento de necessidade de dispositivos invasivos e sua permanência e as indicações e orientações de isolamento.

 

Na Unidade o Serviço realiza as campanhas, como: higienização das mãos, adorno zero e segurança do paciente. Além de proporcionar a implementação dos protocolos e indicadores de segurança da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também é responsável pelo o indicador padrão da (Anvisa)  a busca fonada, que é aplicação de entrevista via telefone com o paciente. Além disso,  junto com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizam treinamentos para os colaboradores.

 

Para a Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Ana Arraes, a realização destes serviços na Unidade é crucial para um  bom atendimento e para a segurança do paciente. Os serviços de (SCIH) são normas para todos os centros de saúde, visto que tem como objetivo melhorar os procedimentos nesse ambiente e oferecer mais segurança e menos riscos de contaminação adversas tanto aos pacientes, quanto aos colaboradores. 


Sem comentários

    Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *